Com Ziza Patrick, Ricardo Januário e performers convidados
O espetáculo Dandismo transforma moda e estilo em formas de resistência, por meio da dança, da música e do teatro. Criado originalmente por Ziza Patrick — artista interdisciplinar e coreógrafo nascido em Ruanda e radicado no Reino Unido — o trabalho ganha uma nova versão em colaboração com o coreógrafo e arte-educador brasileiro Ricardo Januário.
A montagem é fruto de uma parceria entre o SESC e o Cultura Inglesa Festival, e conta com a participação de 20 performers brasileiros, selecionados por meio de convocatória pública. Os performers participarão de uma residência artística com os dois coreógrafos, durante a qual será criada encenação inédita que incorpora aspectos estético-políticos do contexto brasileiro, além de contemplar as singularidades e contribuições de cada participante.
O estilo Dandismo é inspirado no espírito dos Sapeurs — os revolucionários do estilo no Congo, que transformaram a moda em liberdade durante a era colonial. Por meio de uma fusão impactante de dança de rua e contemporânea, os performers apresentam um manifesto sobre identidade, ancestralidade e orgulho inabalável, incorporando uma estética que continua influenciando a moda e a cultura global até hoje.
A criação fará sua estreia na Bienal Sesc de Dança, além de circular posteriormente por outras unidades do Sesc no contexto do Cultura Inglesa Festival.
Ziza Patrick é um coreógrafo e artista interdisciplinar britânico, nascido em Ruanda, com atuação entre Gateshead e Londres. Seu trabalho une dança, performance e som, explorando identidade negra, beleza, gênero e resistência cultural. Com raízes na dança de rua e contemporânea, sua prática é marcada pela fisicalidade e pela experimentação.
Ricardo Januário é arte-educador, preparador corporal, coreógrafo e performer. Atua desde 2006 com foco na transversalidade do movimento. Desenvolve a pesquisa autoral Desarranjo Corporal, é docente na São Paulo Escola de Dança e integra projetos como Amor Catastrófico e ColetivA Ocupação.
Ficha técnica
Criação da obra original Dandyism: Ziza Patrick
Coreografia e direção de movimento: Ziza Patrick e Ricardo Januário
Coreógrafa ensaiadora: Joanne Bernard
Performers: Márcio Folha, Binho Signorelli, José Teixeira, Júlia Nunes, Diwarian, Kelly Kaali, Isadora Nascimento, Vic Correa, Ana Beatriz Lima, Beatriz Cristinni, Claudiana Honório, Jasper Okan, Wesley Peixinho, Jessy Velvet Zion, Ana Imani, Isabely Mota, Lua-Kris, Leleo, Julia Cristina Cordeiro, Lua Dias
Figurinista: Pablo Azevedo
Tour Manager Ziza Patrick: Francis Christeller
Produção Brasil: Corpo Rastreado
Data: 03/10 às 14h
Local: Praça da Sé
Endereço: Rua do Carmo, 147 - Sé, São Paulo - SP
Acessibilidade: LIBRAS
Gratuito